Bom, normalmente trato o Operator e o Slenderman como a mesma coisa, no material do RPG que montei e postei um tempo atrás trato dessa forma, mas, EU SEI, são criaturas totalmente diferentes. Digo, não são a mesma entidade. Com uma pesquisa rápida, dá pra saber a diferença entre eles, ou ainda, só considerar o que muitos sabem sobre o Slenderman e aí assistir Marble Hornets para notar as diferenças.
Muitos, assim como eu, mesmo sabendo ignoram e tratam ambos como a mesma coisa, mas hoje vou falar um pouco para vocês sobre a diferença entre o Operator e o Slederman e a razão para ele não serem tratados como "a mesma coisa" pela fandom.
Em primeiro ponto, como já levantei em outras postagens do blog, existem versões alternativas do Slenderman criadas pela fanbase. Posso estar errada em dizer que o Operator é a primeira versão alternativa (MH postou o primeiro vídeo 20 dias após a primeira imagem postada do Slender, mas não posso confirmar se foi ou não criada uma outra versão alternativa dentro do fórum que Slender nasceu), mas uma das primeiras, isso sim.
Não vou me alongar muito sobre a origem do Slenderman, mas vou levantar os pontos importantes para essa postagem.
Slenderman nasceu num concurso de Photoshop, algo com a ideia de "faça uma imagem de algo sobrenatural e crie uma história por trás." assim surgiu as imagens criadas por Erick Knudsen
Na descrição de ambas as imagens há a ideia de depois dessas fotos serem tiradas, crianças desapareceram. No ponto que deve-se destacar sobre o Slender, ele sempre é ligado a desaparecimento e/ou morte de crianças, esse é o seu principal alvo, além disso, Slender nas suas aparições possuem seus característicos tentáculos, isso está presente inclusive em imagens que não são de autoria de Knudsen. Além disso, Slenderman costuma aparecer em parques e florestas, pois assim ele se camufla nas árvores devido seu corpo alongado.
O Operator (Operador), que é a entidade presente em Marble Hornets, possui duas principais diferenças em relação ao Slender: Ausência de tentáculos e por ser mostrado, tanto na série quanto no filme de 2015, tendo como alvo adultos além de crianças. Além disso, é introduzida a ideia de pessoas serem controladas por ele, apesar disso passar a ser uma característica "canônica" também do Slender graças a outros ARGs e creepypastas criados posteriormente e dessa vez sendo de fato usado o Slenderman com o ser sobrenatural presente.
Creio que a criação do Operator foi uma mistura de conveniência de roteiro com praticidade nos efeitos visuais (é mais fácil usar um boneco sem tentáculos do que criar estes e ainda ter que fazer parecer "real" fazendo estes se mexer) e liberdade criativa.
Brian na tranquilidade e Operador se fazendo de manequim. |
Características que são do OperaTor estão entre elas:Interferir em equipamentos elétricos, teletransporte, poderes mentais, braços e pernas muito compridos, perseguir pessoas independente da idade (ás vezes pelo resto da vida dela), aparecimento em ambientes urbanos, entre outros.
As diferenças são existentes, porém sutis e, falando minha opinião quanto a isso tudo, eu quando crio minas histórias sei que Slender é de um jeito, Operator de outro, Masky e Hoody não são proxies etc e tal, mas, como falei acima, ignoro por que, na real, essa separação é algo bem chato e serve mais para confundir a cabeça das pessoas novas na fanbase das creepypastas do que abrir a mente ou seja lá o que for.
São criadas tantas histórias juntando tudo, então essas "barreiras" servem mais para bloquear a criatividade do que ajudar, afinal, vamos ser sinceros, todos nós sabemos que todos são personagens fictícios criados na web em que os fãs podem criar o que quiser com base neles (claro, se os autores ficarem de boa com isso).
Enfim, isso é o que tenho pra postagem de hoje. E também me lembra que há coisas que pensei para o material de O Chamado do Operador, mas, sinceramente, não sei como vou fazer esse cenário, já que cada mestre que o pegar terá o próprio ponto de vista sobre as creepypastas, hehe.
Bem, nos vemos em breve.
~Nat
Ótimo blog amigo! Realmente essa diferença entre o Operator e Slenderman só foram criadas para confundir nossas cabeças, mas se eu não me lembro bem, até os criadores da série MH afirmaram que essa entidade não é Slender. Mas cá entre nós, as duas entidades podiam simplesmente ser consideradas uma única só para facilitar as coisas. Aposto que há casos de fãs que se decepcionaram com a entidade da série quando receberam um "não é o Slenderman, cara." (até mesmo eu). Outra coisa é que apesar de Slenderman ter uma preferência por sequestrar crianças, ele não se limita somente a essa faixa etária pois até assombra e rapta jovens, adultos e idosos em qualquer lugar do mundo, um exemplo disso é a adolescente Kate dos dois jogos oficiais de Slender, e como vemos também nesses jogos, ele causa distorções adutivas e visuais nas gravações de câmeras, praticamente o mesmo poder que o Operator.
ResponderExcluirDe certa forma algumas características do Operador foram adicionadas ao Slenderman (inclusive, se não me engano, os criadores de Marble Hornets participaram do roteiro do jogo Slender The Arrival) e isso acho bem interessante, por que apesar deles canonicamente serem separados, acabam se conectando pela grande influência que Marble Hornets teve na fanbase do Slender.
ExcluirCool.
ResponderExcluir